11/01/2008

Gata

Arrastou-se para fora da cama. O que vale é que a semana estava a chegar ao fim. As manhãs têm sido dificeis ultimamente. Deve ser por causa do tempo. Tratou de tudo e saiu de casa. Esperava que o mundo não a desafiasse, porque hoje não se sentia forte. Mas havia de sobreviver.
Caminhou de cabeça erguida, mas não fitou ninguém, escondida por trás dos óculos escuros. Bem podia ir de olhos fechados - era igual (mas substancialmente mais perigoso). Hoje as pessoas com mau aspecto, ainda tinham aspecto pior. Devia ser do tempo.
Como um gato que não gosta de ser pegado ao colo sem que lhe apeteça, mas que tem muito aprumo no pelo, não havia de ser por causa de uns quantos rafeiros vadios que se desviaria do seu caminho (embora às vezes a tentação fosse grande).
Fechou a porta do gabinete e entregou-se ao trabalho sem paixão. Não era costume. Se havia coisa porque nunca tinha perdido a paixão era pelo trabalho. Mas hoje não. Devia ser por causa do tempo. O gato ronronava em fundo. Era o dia ideal para marradinhas. À tarde a preguiça é mais difícil de controlar.
Já era de noite quando saiu. Exausta. Encolheu-se no sofá e ficou assim. Hoje não tinha posto as garras de fora. Só lhe apetecia enroscar-se e adormecer. O tempo acaba por passar. E o gato veio aninhar-se aos seus pés.

9 comentários:

Kit disse...

Bom, será a primeira vez que comento um post meu, assim directamente. Mas este impunha-se, pois o exemplo de texto que publiquei tresanda a cliché. Já para não falar do clássico estereótipo da mulher independente e bem sucedida que tem dias em que se sente frágil e que vive muito bem sozinha, às vezes apetece-lhe ronronar com alguém. Seria mais interessante perceber se as pulgas são um tema de preocupação...
Acreditem, se quiserem originalidade, vieram procurar no sítio errado.
E para responder à pergunta fulcral: se o texto me irrita tanto porque é que o escrevi? Porque originalmente a ideia era «O que dizer quando não se tem nada para dizer». Sugestões?

Mandarina disse...

uiiii...que hoje tá tudo muito confuso, tou a ver! deve ser do tempo!:)
o teu texto não tem nada de banal...foste tu que o escreveste e isso, chega-nos!
what's the fucking problem?!?
ok...estamos a precisar de voltar a abrir a janela para entrar ar fresco!!!...
vou já tratar disso!...

Anónimo disse...

Poderias ter escrito sobre os ciclos reprodutivos das lagartas das couves!
Não, não me estou a referir ao Roberto Leal...

Bom fim-de-semana para todos

Mandarina disse...

olá Spi...
long time, no see!

Kit disse...

Olá Spi...

Mary, já abriste a janela?

Ufffff.... ok, está quase...

Pronto. Já passou!

Anónimo disse...

Estou a ter um dia de cão, Mary!
Mas sempre que posso venho espreitar (salvo seja)...

Fica bem

Anónimo disse...

Olá, Dita.
escrevemos quase em simultâneo...

Cereja disse...

Olá Spi! Já tinhamos saudades tuas!!!

Eu estou com o racíocino a 2,5km hora... Eu cá acho que o teu texto tá fixe... mas o gato podia ficar de fora (porque será?).... mas tmbém já o li há meia hora e já me esqueci do que dizia :))

Kit disse...

AHAHAHAHAHA!